Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Calculadora na mão: veja o que o Vitória precisa para evitar o rebaixamento para a Série C

O Vitória segue na luta para escapar do rebaixamento para a Terceira Divisão. Com 27 jogos disputados e mais 11 pela frente, o Rubro-Negro precisa melhorar muito o aproveitamento para escapar da queda na Série B.

O Vitória ocupa a 18ª posição, com 26 pontos e a três do Brusque, primeiro clube fora do Z-4. Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Rubro-Negro tem, neste momento, 76% de risco de rebaixamento.

Diante dessa situação, o ge fez um levantamento do que o time de Wagner Lopes precisa para escapar da degola.

No início da passagem pelo Vitória, o técnico Wagner Lopes projetou que o time buscava chegar entre 45 e 46 pontos para escapar do rebaixamento. De acordo com esta conta, a equipe precisa, neste momento, de 19 ou 20 pontos em 11 partidas, o que significa aproveitamento entre 57% e 60%.

O problema é que o Vitória soma em 27 jogos disputados apenas 26 pontos. O aproveitamento é de 32,1%.
Mas existem cenários menos complicados para o Vitória. Se for levar em consideração os últimos dois anos da Série B, Figueirense e Londrina, que abriram Z-4, foram rebaixados com 39 pontos. Portanto, uma campanha de 40 pontos seria suficiente para evitar a queda. Neste caso, o Vitória precisaria de mais 14. Ainda assim, significa ter aproveitamento de 42%, bem superior ao atual.

Apesar de ser possível escapar com essa pontuação, seria arriscado neste momento. De acordo com a UFMG, com 46 pontos, o risco de rebaixamento de um clube é de 0.6%; com 45, de 3%. Contudo, o departamento projeta que caso um time feche a campanha com 40 pontos, a possibilidade de queda é de 81%.

Apesar do cenário duro, Wagner Lopes vê o campeonato embolado, o que deixa o Vitória vivo na luta contra o rebaixamento.

Ainda tem muito campeonato pela frente. Não tem ‘terra arrasada’. A gente sabe da nossa responsabilidade. Mas você ganha um jogo, e muda tudo. Muda o sentimento, a pressão. E está tudo muito embolado, e tem muitos jogos. Acredito muito que a gente pode escapar do rebaixamento, sim – disse o técnico após o último jogo.
Jogos restantes na Série B
Goiás x Vitória
Vitória x Confiança
Sampaio Corrêa x Vitória
Vitória x Brasil de Pelotas
Ponte Preta x Vitória
Vitória x CSA
Avaí x Vitória
Vasco x Vitória
Vitória x Cruzeiro
CRB x Vitória
Vitória x Vila Nova